terça-feira, 14 de junho de 2011

Uma noite de Gala no Crato - Abertura da I Mostra Crato de Cinema e Vídeo - Por: Dihelson Mendonça


HOJE TEM MAIS! - COMPAREÇAM AO TEATRO SALVIANO SARAIVA !

Foi aberta na noite de ontem ( 13 ) com muito brilhantismo, no Teatro Municipal Salviano Saraiva, a I Mostra Crato de Cinema e Vídeo, evento idealizado pelo Jornalista Huberto Cabral, e realizado pelo Governo do Crato com o apoio da URCA e Cineastas do Cariri. O evento, que vai de 13 a 18 deste mês, contou na sua abertura, com a presença de cineastas cratenses renomados, como Jefferson Albuquerque, e Jackson Bantim, dentre outros, que vieram ao Crato especialmente para o evento.

A secretária de Cultura, Esporte e Juventude do município, Danielle Esmeraldo abriu a noite com um discurso ressaltando a importância do evento para a revitalização do cinema na cidade. Em seguida, o prefeito Samuel Araripe, lembrou das salas de cinema que já existiram no Crato, e ao final disse que é seu desejo que esse evento sirva para selar a volta do cinema, com a parceria do poder público. Em seguida foi feita uma leitura dramática sobre “Os Primórdios do Cinema no Crato”, por Luiz Carlos Salatiel e Kelvya Maia , e a entrega do Selo Cultural do Araripe – Troféu Vittorio di Maio ao cineasta Jackson Bantim, que é bisneto de Gonzaguinha, um dos precursores do cinema no Cariri; Logo após, houve a apresentaçao do filme D. Ciça do Barro Cru e a Avant-Premiére do tele-conto O Cinematografo Herege, de Jefferson de Albuquerque Jr, adaptado pelo médico e escritor José Flávio Vieira, que será apresentado pela TVC. O evento contou ainda com uma galeria de fotos de cartazes da época áurea do cinema, fotos de making off, e um coquetel aos presentes.

COBERTURA FOTOGRÁFICA

O Dia começou cedo, com a limpeza e preparação das máquinas, que seriam usadas para a decoração do ambiente. Na foto, o cineasta Jackson Bantim ( O Bola ).

Img_8096

Em seguida, a preparação das fotos para uma galeria. Na foto, Jackson e Carlos Rafael.

Img_8137

Que à noite ficou maravilhosa...

Img_8378

Na foto abaixo, o prefeito Samuel Araripe em seu discurso de abertura

Img_8263

Na foto abaixo, o idealizador do evento, o memorialista Huberto Cabral

Img_8345

Na foto abaixo, o cineasta Jefferson Albuquerque

IMG_8072

O público presente no cine-teatro:

Img_8348

Aí está o jornalista Antonio Vicelmo, e a Secretária de Cultura Danielle Esmeraldo

Img_8206

Leitura dramática do texto: “Os Primórdios do Cinema no Crato” - L.C Salatiel e Kelvya Maia

Img_8293

A turma que fez, faz e pode fazer muito mais...

Img_8369

Texto e Fotos: Dihelson Mendonça
O.B.S - Hoje, terça, tem mais! Compareçam ao teatro à partir de 19:00

Nenhum comentário: