quarta-feira, 13 de outubro de 2010

VENTRE - Joilson K. Rodrigues

Ventre

VENTRE
(Joilson Kariri)


O Que gesta no teu ventre?
O Verbo Divino que não se conjuga
um menino pedindo ajuda
pro vazio de um pai ausente.


O que germina no pó dessa estrada
no alumiar de cada dia
uma santa pra ser mulher,
a fome que não se esgota
ou as dores de quem suporta
na força de ser o que é:
Ave Maria, Ave mulher!


O que gesta no teu ventre?
Ave do sertão de avoar rasante
ou uma orquídea roxa,
mansidão das ovelhas mochas
toda água suja da vazante.


Que venha ser na dor que é tanta
breu da escuridão ou raio de luz.
Maria Madalena ou menino Jesus,
orixá da paz na guerra santa.


O que gesta no teu ventre
sangue do inocente na hóstia do pecador
o avesso da sorte, ódio que vira amor.
Que venha sofrer de ser gente
para depois ser o que puder!
O que gesta no teu ventre
Ave Maria, ave mulher!


Fotografia e texto de Joilson Kariri Rodrigues
Se reproduzido por favor manter os devidos créditos.

4 comentários:

Dihelson Mendonça disse...

Meu querido Joilson,

É até uma injustiça que não haja aqui dezenas de comentários e de APLAUSOS por tão feliz junção desta bela foto, cuja pose da mamãe já diz tudo. Mas que o texto acrescenta como uma coroa.

Parabéns, Cara! Estou orgulhoso de você.

Abraços,

Dihelson Mendonça

Daniel Coriolano disse...

Joilson sempre tem excelentes postagens. Gostei do tema desta foto mesmo achando que do ponto de vista da luz ficou meio estranho, além de ter cortado o cotovelo. A pele negra ficou refletindo muita luz... Quanto ao poema, excelente.

é isso...
abraço

Joilson Kariri Rodrigues disse...

Obrigado, Dihelso e Daniel...

Bom, Daniel
você fez uma excelente observação, gostei!
Porém a ideia era mesmo não dá muita atenção para técnica e se focar mais na mensagem que eu quis passar com o poema, por isso nem me prestei a tratar a foto como ela merecia. Aliás, eu fiz pior: destratei...rsrsrs... com a intenção mesmo de desconstrução. Acho até que o Dihelson, que é muito observador também, captou a minha intenção, visto que não se manifestou no sentido de apontar deficiência de tratamento na foto.

Eu quis que a unica função da imagem fosse a de ilustrar o poema, acreditei que a mensagem contida nela fosse forte a ponto de dispensar mais qualidades técnicas.

Mas a sua observação faz muito sentido sim. Realmente a foto carece de um tratamento mais apurado.

Obrigado pelo apontamento.
Grande abraço!

Daniel Coriolano disse...

se fosse em um blog de poema não teria falado... Mas como a galera aqui é tranquila na discussões sobre fotografias fiz o comentário. Se bem que este blog tem se prestado tão bem para o poema que até eu já postei algo sobre essa mistura... Em fim não havia realmente prestado atenção no foco da postagem. Seus objetivos foram alcançados.

Abraço cara