domingo, 11 de julho de 2010

Conversando sobre Fotografia com Dihelson Mendonça - A pós-produção em Fotografia


Olá, Amigos,

Hoje é um daqueles domingos de muito sol e vento aqui no Crato. Dia de relaxar, esticar as pernas e não fazer absolutamente nada, a não ser contemplar a natureza, e os retratos da natureza. Dia também de conversar um pouco sobre a Arte da Fotografia, e o tema escolhido para o dia, é a chamada Pós-Produção. Como o nome diz, a pós produção se faz depois da produção de algo. Em música, por exemplo, após a gravação das faixas, é preciso fazer a correção das frequências, chamada equalização, a correção de volumes, chamada mixagem, e chegamos ao estágio final, que é a pós-produção, quando damos os últimos retoques em um pacote que já está fechado. Mas esse último retoque é fundamental para o sucesso. Em música, é chamado de Masterização.

Em fotografia, também temos uma "masterização", ou pelo menos, sempre deveríamos ter. Porque as cores e a luz captada pela câmera, podem não ser a mesma que o autor tinha em mente, ou este pode também querer influir com o seu talento e criatividade no destino final das imagens, quando aí é exercido o seu papel de artista, de criador.

Para mim, fotografar é apenas o princípio de tudo. A fotografia não termina quando se aperta o obturador. Pelo contrário, a jornada começa ali. Ir às ruas, florestas, lugares diferentes e colher a matéria que poderá se tornar uma boa fotografia é o trabalho básico do fotógrafo, mas isso não quer dizer que tudo que ele vai colher serão obras-de-arte, e nem poderão ser transformadas em Arte através de algum processo "milagroso", pois isso não existe. A idéia da fotografia deve existir desde o primeiro momento, mesmo antes de se clicar o obturador, aliás, só se deve dar um click tento absoluta certea se a foto poderá ser útil. Para mim, a fotografia é antes de tudo uma idéia, e como já dizia Elliott Ervit, fotografia não tem nada a ver com aquilo que você vê, mas tem TUDO a ver com a maneira como você vê. Então, na realização das idéias, e principalmente no sentido de expressar a Arte, que não tem nada a ver com a realidade imediata, um conjunto de ferramentas pode se fazer necessário. Eu costumo dizer que o Photoshop e outros programas de Edição estão para a Fotografia Digital assim como a Sala Escura está para a Fotografia Analógica.

Para os mais puristas começo dizendo uma coisa muito simples: A deformação da realidade em fotografia já existe desde o princípio desta, quando eram feitas fotos em Preto e Branco, e sabe-se que o mundo é em CORES. A foto em Preto e Branco já é uma deformação do mundo como o olho humano percebe. As inúmeras fotos publicadas em livros, periódicos, sempre passou ainda na era analógica por processos diversos que serviam para enfatizar certos pontos, com a aplicaçao de filtros coloridos, deformações, aumento de contraste, etc.

Os programas são quase imprescindiveis no mundo moderno, quando precisamos corrigir cor, brilho, contraste e inúmeros outros pontos. Hoje em dia, até a aberração esférica, que é um DEFEITO das lentes Grandes Angulares, pode-se minimizar corrigindo no Photoshop. O olho humano não vê com esse defeito. É um problema que surge na lente, e precisa ser corrigido, assim como a aberração cromática, e, falta ou excesso de nitidez, etc. Diga-se de passagem, que a totalidade das câmeras fotográficas digitais já trabalha com PRESETS, que são programas distintos para cada ocasião, e esses programas trabalham no sentido de deformar a imagem colhida no sensor da câmera tornando as imagens mais agradáveis para o olho humano. Uma foto sem processamento, por exemplo, em Formato RAW seria muito estéril para o nosso olho em termos de cor, brilho e contraste, e dependendo do tipo de assunto abordado ( paisagens, retratos, etc ). Uma pós-produção é extremamente importante para dar relêvo da fotografia. Para dar a devida expressão que o autor quis transmitir, mas que por uma deficiência da própria câmera, ou do meio a ser divulgado ( Telas LCDs, etc ), aconteceu uma perda.

Abraços a todos, e Bom Domingo.
Até o nosso próximo Encontro.

Dihelson Mendonça
Para o Olhares do Cariri - www.olharesdocariri.blogspot.com
E Zoomcariri - www.zoomcariri.blogspot.com

5 comentários:

Lu Fernandes disse...

Muito bem, gostei muito dessa postagem.
Geralmente eu não edito as fotos que faço quando essas são por hobby. Gosto de usar tudo que a máquina oferece em seus recursos ( principalmente no modo manual ).
Porém, sou totalmente a favor do uso do pós-processamento.
Até porque o olho humano consegue ver muito mais nítido e com muito mais cores que a própria máquina. Asssim a edição ajuda a deixar a foto mais próximo do que o olho vê ou viu naquele momento.
Até hoje, todas as fotos que aqui e no zoom foram por mim postadas são sem edição em programas, exeto as de modelos, pois esses já partem pro lado profissional, assim as espinhas vão pro brejo.
Contudo, depois de ler essa postagem me ocorreu que tenho várias fotos que podem ser melhoradas e retiradas do fundo da gaveta usando um pouco de correção de cores etc. pois como ainda estou aprendendo as vezes não consigo fazer a máquina enxergar as cores "reais".
Abraço Dihelson!!!

Edilma disse...

Dihelson,

Muito explicativo o seu texto para a fotografia digital hoje. Mas para ser um bom fotografo é necessário o dom, a sinsibilidade, e a arte, o conhecimento do equipamento e muito trabalho. Uma boa máquina na mão de alguem sem esses predicados de nada vale. Quando meu avó pesquisava soluções que chamava de viragens, trnasformava as fotos em verde e branco, azul, e as famosas sépias. Daí surgiu a foto-pintura feita pela minha mãe. A côr mais dificil era o tom de pele e o sépica já o deixava praticamante pronto. As cores do fundo, da roupa, detalhes fazia a complementação.
Todas as pessoas possuem um lado fotogénico e esse tem que ser explorado na foto para agradar o cliente que geralmente quer ficar bonito.
Coisas de neta e filha de fotografos convencionais...

Abraço!

Dihelson Mendonça disse...

Obrigado, Lu Fernandes, é isso mesmo, meu amigo.

Olá, Edilma, é preciso que eu esclareça que em nenhuma parte eu disse que o talento não fosse o principal pré-requisito para a fotografia. Como em todas as artes, e Fotografia é uma arte, isso está implícito.É básico.

Por exemplo, na Música. Sem o talento musical, que é a facilidade para a compreensão daquela arte, todo o resto estará perdido.

Esse talento fotográfico vai desde antes de apertar o botão do obturador até o pós-processamento, pois quem nao tiver talento, jamais poderá fazer um pós processamento bom também.

Na fotografia analógica, como expliquei, o tratamento era feito no laboratório, na sala escura, e utilizavam muitas técnicas, como as descritas por você no seu comentário.

Sobre o tal "lado fotogênico das pessoas", pela minha experiência com retratos, o melhor lado das pessoas é aquele que NÃO EXISTE no dia-a-dia. Só existe na imaginação do cliente. A foto que menos parece com a pessoa, é exatamente aquela que o cliente gosta mais. Eu devo ter feito aí uns 15.000 retratos de pessoas, e inúmeros ensaios, e dentro do mesmo ensaio de 200 fotos cada, as fotos mais escolhidas pelos clientes para os Books, são justamente as mais IRREAIS possíveis. Eu fico espantado. São aquelas tiradas num relance de tempo em uma expressão que não durou mais que uma fração de segundo e nunca representa a face mais comum que aquele ser apresenta no seu dia-a-dia.

É por isso que as pessoas gostam de fotografar-se vestidos com roupas exóticas, diferentes, em posições estranhas, para tentarem ser algo que fuja à realidade dos seus dias.

Já eu gosto de fotografar as pessoas como elas me apresentam. Como não vivo de retratos ( em termos financeiros ), não uso photoshop para tirar manchas como alguns "clientes" me pedem. Hoje em dia, com o pos-processamento tem de tudo, minha amiga.

Gente que tira fotos comigo e diz coisas do tipo:

"Eu quero sem essa papada"
"Tira todas as minhas rugas no photoshop. Só quero assim"

EU ACHO ISSO UM ABSURDO !!!

Um dia desses, irritado, uma pessoa veio ver as fotos e disse: "Tirou a papada e limpou minha pele ?" Eu disse: Tirei, olha como ficou, e mostrei uma foto de Sharon Stone. Ela disse: "que é isso ?"

"É você depois do photoshop" e todos começamos a rir...

Mas voltando aos fatos, é preciso usar com muita consciência a fotografia. Pena que os "clientes" tem deturpado as coisas, e tornado a fotografia num meio de mostrar a irrealidade das coisas, peles limpas, retirar barrigas, papadas, etc.

Abraços,

Dihelson Mendonça

Edilma disse...

Apenas um comentário...
Nada mais...

Dihelson Mendonça disse...

Amiga Edilma, por isso que é boa a internet, porque temos a chance a oportunidade de expor nossas idéias, e suscitar o debate. Eu gostaria que você pudesse discorrer mais sobre este tema, pois cada vez que você fala sobre a história da fotografia no Crato, eu aprendo um pouco sobre as técnicas usadas e isso é de fundamental importância para mim, e creio, para todos nós.

Um forte Abraço,

Dihelson Mendonça