sexta-feira, 2 de julho de 2010

Minha Paixão - Dihelson Mendonça


Minha paixão é selvagem!
Devoro pianos do café da manhã ao jantar.
O seu aroma amadeirado me é como o leite materno, com calda de caramelo...

Image2

A minha paixão não tem limites. É nele que eu sinto toda a minha alma estremecer, vibrar, ser ela mesma, sem disfarces, sem máscaras...

Image14

É aquele que carrega as minhas dores, as alegrias...

Image13

Sobre um sustentáculo de magia e encantamento

Image12

A minha paixão tem seus caprichos e suas sombras que me confortam, e cubro-me com as suas 88 asas de puro marfim desgastado pelo tempo.

Image11

O universo é infinito entre duas cordas, entre duas cravelhas, entre duas teclas pretas e brancas

Image9

Ali é que derramo o sumo das minhas dores mais profundas e meus sonhos incorruptíveis

Image8


Image7

Um universo de possibilidades a que estou bastante familiarizado. Nele a música se faz luva sob minhas mãos

Image6


Image5


Image4

E não há dentro e fora do meu ser, coisa mais pura e perfeita que a música, alimento da alma, suco da vida, luz na escuridão.

Image3

Afagar as teclas, deslizando os dedos sonoros entre um "Sol" e um "La", sentir a vibração da madeira, o cheiro macio dos feltros, a aridez das cordas graves, e o som arranhado da fechadura fazem tão parte de mim, como o fígado ou o coração. Onde estiver um piano, ali estará a minha morada, o meu berço, o meu leito, a minha alma, o meu túmulo !

Texto e Fotos: Dihelson Mendonça
Proibida a Reprodução, Uso e Utilização sem a autorização do autor.

Dedicado a J. S. Bach, Haendel, Haydn, Scarlatti, Cristofori, Mozart, Beethoven, Schubert, Chopin, Mendelssohn, Franz Liszt, Robert Schumann, Clara Schumann, Wagner, Tchaikovsky, Scriabin, Rachmaninov, Fauré, Debussy, Shostakovich, Moritz Moskowski, Cesar Franck, Ravel, Boulez, Prokofiev, Stravinsky, Bartok, Jelly Roll Morton, Fats Waller, Art Tatum, Bud Powell, Horace Silver, Bill Evans, Thelonius Monk, Herbie Hancock, Keith Jarrett, Chick Corea, Gonzalo Rubalcaba, Michel Camilo, Makoto Ozone, e Villa Lobos.

8 comentários:

Edilma disse...

Dihelson,

Sonhei com estas imagens...
Imaginei o seu porte vestindo negro... Os dedos a deslisar no teclado com o som de Mozart, Beethoven e Tchaikovsky...
O palco está com madeira podre...
A arcústica é falha...
As vozes não calariam para escutar...
E terei que esperar mais um pouco para lhe ouvir tocar...
Rendo homenagens ao músico maestro que possue o dom maravilhoso da música ...
E que leva nossa alma numa viagem sem igual através dos seus arranjos extrordinários...
Para lhe ouvir vibrando e estremecendo a alma, e deixar ir embora as dores chegando a alegrias na magia do encantamneto,
é preciso de um lugar quieto que chegue a sintonia da paz...
A música perfeita precisa do local perfeito...
preciso esperar mais um pouco...

Edilma

Dihelson Mendonça disse...

Menina, e não está acertada a minha apresentação lá no lançamento do livro, conforme nos falamos há bastante tempo ? Lá você terá oportunidade de me ouvir tocar. Aliás, preciso até falar contigo sobre o local em si, o Crato Tênis Clube, no salão grande, não é adequado a isso, e seria melhor usar para o concerto, aquele palco ao lado, menor. Lá a acústica é infinitamente superior para esse tipo de apresentação.

Abraços,
Obrigado.

Dihelson Mendonça

wilson bernardo disse...

eu não poderia deixar de comentar meu grande amigo e fraterno irmão de lutas,a oitava fto é fantastica,ela em especial,sem querer desmerecer a demais é claro,que por sinal é um ensaio feminino nunca visto,feminini pois sei que o piano para vc é uma grande senhora mulher,e vc quando fotografa mulheres não foi tão perfeito como agora ao registrar a nudez de sua alma que os teclados e ocorpo que te acompanha esse piano tão fundamental na sua perfeição de vida e como ser humano.parabens irmão por tamho afeto que a sua arte a serviço do som magico do inusitado,o som e a imagem.

Dihelson Mendonça disse...

Wilson, fiquei muito emocinado com o seu comentário, pois jamais esperei que você gostasse de alguma dessas fotos, e não sei o que viste na oitava foto, mas te agradeço de coração.

Você falou uma grande verdade sobre o Lado feminino do Piano. Os instrumentistas de maneira geral, têm no seu instrumento, um companheiro ou uma companheira, assim como os fotógrafos têm nas suas queridinhas um carinho tão especial que dificilmente têm pelas suas esposas.

Eu cito o caso que eu vi na internet há poucos dias, de um cidadão que foi demonstrar o seu material fotográfico, e ao tirar sua Nikon F5, começou a falar dela e começou a chorar, relembrando que ela foi sua companheira por uns 20 anos em volta do planeta, em reportagens. O rapaz chorava que quase impossibilitou a gravação, e somente nós fotógrafos é que temos idéia do que seja esse carinho.

Outro dia eu saí com a minha câmera nova pra fazer uma reportagem, bolsa nova, etc. Quando voltei, a minha velha câmera EOS 400D estava estiradinha em cima da cama, com a lente 70-200 montada, e ela parecia olhar pra mim e dizendo: "Você me abandonou e não me levou contigo, nós que sempre fomos parceiros em tantos eventos"

Foi mesmo de partir o coração. Mas ninguém tem idéia do que seja isso, o amor por um violão, o amor por uma câmera, e até por uma arma, um revólver, sei lá...

A câmera e os instrumentos musicais se tornam parte da própria pessoa, ou como as roupas, e sem elas nos sentimos nus ou faltando alguma coisa. Eu hoje qase não consigo sair de casa sem minha câmera.

Ninha outro dia me disse:

"Di, o Wilson Bernardo guarda a câmera dele como se fosse um Bebê, todo enroladinho nas flanelas, parece um bebezinho"

E eu disse:

"E é mesmo. É assim que deve ser tratada."

Abraços,
Obrigado.

Dihelson Mendonça

Claude Bloc disse...

Dihelson,

Essas fotos representam uma perfeita mescla entre a imagem e a sugestão que ela nos passa.

Cada parte monta um todo no seu próprio detalhe. Um mundo invisível que só quem sente é quem conhece e se deixa possuir pela melodia que a imagem transmite.

Parabéns!

Precisamos falar...

Abraço,

Claude

Dihelson Mendonça disse...

Muito Obrigado, Claude!

A idéia é mesmo essa: A parte pelo todo. A idéia é o que interessa. Você captou perfeitamente. E por isso mesmo lhe sou muito grato.

Precisamos conversar. Hoje eu vou te ligar. O evento se aproxima.

Abraços,

Dihelson Mendonça

Joaonicodemos disse...

Belas fotos, meu amigo!!!
Só quem tem tanta intimidade com o instrumento pode vê-lo com esses olhos...
muito lindo!!

Dihelson Mendonça disse...

Nicodemos, muito obrigado, meu amigo!

Olha, você foi um dos homenageados acho que no dia 02 ou 03 deste mês no Blog do Crato. Veja lá a fotografia e a descrição. Precisamos conversar e tocar nossos projetos, cara!

Um grande abraço,

Dihelson Mendonça