domingo, 5 de dezembro de 2010

Serra Verde II - Ensaio Fotográfico: Dihelson Mendonça

Poucas coisas na vida nos causam tanto prazer quanto sair um pouco do mundo "civilizado" e buscar a natureza. A vida plena está na natureza, e não entre quatro paredes. Atendendo ao convite de Claude Bloc, Daniel Bloc e Edilma Rocha, passamos um fim-de-semana simplesmente varavilhoso num dos mais belos lugares do cariri, a Serra verde, próximo a Dom Quintino, onde conversamos bastante, fizemos piquenique, e fotografamos muito. Eu devo ter feito mais de 500 fotos ao todo. Estas aqui são apenas algumas que selecionei para um ensaio, e que faço questão de dedicar a alguns dos meus Amigos de Verdade. Por favor, não fiquem tristes se seu nome não apareceu ainda na lista. Seriam necessárias inúmeras páginas do Blog se eu fosse listar todos os amigos.

ENSAIO FOTOGRÁFICO

E o que seria a vida, se não fossem esses pequenos momentos que guardamos para a eternidade ? Algo que transcende as percepções, que escapa aos sentidos, e se traduz na beleza pura ? - Para Claude Bloc.

arvore amarela 01 700

E o que somos ? qual a noção da nossa grandeza, quando tudo é apenas uma questão de perspectiva ? O homem é o ápice da criação ? Da natureza ? - Viva o Einstein, que nos provou há muito tempo, que o tudo é relativo. Fotos dedicadas aos amigos e colaboradores do Blog do Crato, Prof. Armando Rafael, Emerson Monteiro, Antonio Morais, José Milton Arraes, Amilton Silva, Carlos Rafael, Maria Otília, Janinha, Alessandra, Gabriella Federico, e tantas pessoas maravilhosas que estão conosco.

curva 700


por do sol ninha 650


ninha entre forquilha 400

Viver é assimilar conhecimentos. É aprender novas técnicas para refazer coisas que já fazíamos. Por exemplo, ao fazer esta foto, eu quis fazer bem ao estilo da Edilma Rocha, que gosta sempre de emoldurar as suas fotos com os galhos das árvores. Bidu, espero que tenha gostado, porque essa é dedicada a você, Edilma Rocha.

lago azul 01


Deus me foi muito bom comigo, porque me deu por fiel companheira aquela que não era, mais foi se tornando minha alma gêmea, e sem ela a vida hoje não teria sentido. Ninha, essa foto é dedicada a você, estavas bem distraída sem saber que era fotografada.

ninha canoa 600 x 400

Esta foto é dedicada ao meu Pai, falecido em 1995. Estamos sem a sua presença física há 15 anos, mas a presença espiritual é constante. Ele tem sido meu fiel guia em todos os passos. Obrigado, meu amigo, por estar sempre comigo. Acho que ele teria gostado dessa foto da canoa.

canoa 400 x 600

A foto abaixo é para um mestre da fotografia. Um mestre que tem me auxiliado como a um irmão, e que quando eu não entendia nada sobre fotografia, ele têve a paciência de me ensinar os primeiros passos, e conseguir despertar o amor por esta arte grandiosa: Pachelly Jamacaru.

cadeira peb 650



ninha no banco 2

Esta aqui vai para um grande grande amigo. Um amigo meio louco, que se eu oferecesse algo normal, ele não iria gostar. Este foi um dos trabalhos que me deu mais trabalho. Dedico ao grande fotógrafo, repórter e ser humano Wilson Bernardo, que chegou lá pela Serra Verde à noite, e olha, o homem é muito humano, mas ronca como um Tyranossauro Rex. Valeu, Bernardão...

sapinho

Estas duas fotos aqui em si, já mostram uma história. Uma história de muita dedicação, de muita conquista. Dedico especialmente ao Daniel Bloc ( jacques ), que é uma das pessoas mais maravilhosas que existe.

barco garotos 600


casa e arvore


banquinho 01

Esta foto é dedicada a uma das minhas maiores amigas, que tem sido uma fiel fonte de alegrias, de força de vontade, e tem me dado forças a continuar quando tudo parece perdido. Dedicada a Mônica Araripe. Monkynha, que esse belo por-do-sol te estimule cada vez mais a perseguir seus grandes ideais.

por do sol 2


FOTOGRAFIA: Dihelson Mendonça

Proibida a Reprodução, Cópia, e Salvamento sem autorização do Autor.
Os Infratores serão processados na forma da Lei de propriedade intelectual.

6 comentários:

Joilson Kariri Rodrigues disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Joilson Kariri Rodrigues disse...

Parabéns, Dihelson
Show de imagens!!!

Gostei especialmente da foto da cadeira nesse ambiente desolado dessa casa simples. A da canoa meio submersa é também maravilhosa.

A antepenúltima lembra um cenário de filme de Alfred Hitchcock.

A tonalidade dourada da primeira nos faz sentir numa paisagem européia (a da Ninha no banquinho também passa essa mesma sensação).

Abraços!

Dihelson Mendonça disse...

Joilson, você é um cabra danado mesmo. Captou a mensagem direitinho. Eu fiz diversos enquadramentos nessa casa fantasmagórica com essa árvore, para tentar transmitir o máximo possível desse ar de abandono, de desolação.

Obrigado por listar quais as que gostou mais. Acho que deveríamos adotar sempre essa coisa de listar quais as que mais gostamos, nos ensaios. Aquelas que nos tocaram mais e porque que gostamos.

Abração,

Dihelson Mendonça

Tãnia Peixoto disse...

Maravilha, Dihelson!
Ganhei a semana com registros tão belos, tão peculiares.
O nosso Cariri tem várias facetas e poucos são aqueles que, penso eu, conseguem captá-las, apreendê-las.
Voce vai além do olhar puramente fotográfico.

Abração!

Dihelson Mendonça disse...

Olá, Tânia,

Que bom que você gostou das fotos, menina! Obrigado pelos cumprimentos. Tenho certeza que com o seu olhar e habilidade, não ficaria atrás, certamente.

Bjus!

Dihelson Mendonça

Edilma disse...

Dihelson,

Existem coisas que não têm preço, como lhe ver livre dos ponteiros do relógio, pelo campo com a sua cãmara em busca dos raios do sol para iluminar as campinas, as queimadas, o verde das árvores, casas abandonadas, o azul do ceu, o brilho das águas do açude com Ninha lhe seguindo cuidadosa e companheira fiel ao seu amor.
Mais tarde se deliciar com os quitutes preparados com carinho e finalmente relaxar numa rede contemplando o ceu na noite repleto de estrelas a brilhar.
O nosso maestro se desfez por algumas horas do prazer da sua música para nos dedicar a alegria de sua companhia.
Agradeço a sincera homenagem da foto emuldurada feito tela a mim dedicada que muito me honrou.
Estou aprendendo a fotografar cada vez melhor graças a sua paciencia em me explicar sobre tantas coisas
importantes.
Momentos bons certamente ficarão para sempre em nossos corações...
E somos responsáveis pelos amigos que cativamos no decorrer de nossas vidas...

Grande abraço !