domingo, 26 de dezembro de 2010

Para Pachelly Jamacaru - Por: Dihelson Mendonça


passaro e flor


flor 01

O nosso professor Pachelly Jamacaru está de câmera nova. Ele anda fazendo uns experimentos aí com o novo equipamento, a fim de se familiarizar. Vendo uma de suas postagens logo abaixo, de uma flor, me lembrei de um pássaro e umas flores, que fotografei em 2008 com minha antiga máquina, uma Canon Rebel XTI e uma simples lente de 50mm ( que ainda considero, é minha escola de fotografia ). Alguém poderia até pensar que essas fotos teriam sido feitas com meu atual equipamento, uma Canon 5D Mark II de 21 Mpixels, mas não foi. Tenho saudades até hoje do material, e ainda o utilizo. A questão é que no fotojornalismo, nós prcisamos de agilidade, e eu não poderia ficar preso a uma distancia focal fixa de 50mm para sempre. Mas que dá saudades, dá sim. Por isso, dedico essas fotos ao meu grande amigo e professor Pachelly, que sempre nos inspira, com coisas maravilhosas, para que possamos também fazer algo bom.

Dihelson Mendonça

2 comentários:

Pachelly Jamacaru disse...

Parte do comentário feito no Zoomcariri, trago para o Olhares...

Eita amigo obrigado por mais esta!

E o Vivim, vc não sabia, é um passarinho da minha infância, eu o acho simplesmente lindo!

Como falei no comentário anterior, prefeiro fotos de flores tendo o segundo plano desfocado, taí que vc não foge a isto!

Rapaz, as vezes a gente se cobra demais por não um equipamento X e Y, mais basta dizer, que fiz recentemente ampliaçãoes à razão de 1m x 60 Cm, a partir de fotos feitas com a G9,10mg G14, 10mg e os nosso olhos não reclamam tanto assim!

Claro, se a pessoa tem a oportunidade de ampliar o poder de fôgo, melhor ainda!

Abraço

Dihelson Mendonça disse...

Pois é Pachelly, o difícil vai ser você pegar esse Vivim e botar numa gaiola, ahahahahah, mas falando sério, eu também possuo uma relação especial com os vivins, eu criei vários quando criança ( não posso mais ser multado por isso, rs ), além de outros pássaros, que eu tratava muito bem.

Dependendo da câmera, não chega a fazer muita muita diferença de qualidade assim. Evidentemente, que quem tem uma G9, G10, G11 tem o maior padrão de qualidade nas compactas. A imagem durante o dia não deixa muito a desejar de uma Reflex. O problema é quando se usam ISOs altos, coisa em que a Reflex dá um show, sem granular e velocidades rápidas.

Outra coisa, depois que vc se acostuma numa reflex rápida, as outras perdem o sentido, você vai ver com o tempo...

Outra diferença grande é que quem usava as compactas, estava acostumado ao Live View, olhar a foto como esta já iria ficar. E nas reflex, é tudo no olho mesmo, olhando no visor, não tem essa mamata. Para quem já possui um olho fotográfico, isso é bom, mas o "povo" comum se confunde muito com o que vê no visor, por exemplo, e depois de fotografar é que vê que apareceu uma cadeira, um braço, uma coisa que não estava percebendo na hora em que olhou pelo visor... mas tudo é costume...

Abração,

Dihelson Mendonça