quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Joilson Kariri Rodrigues

2 comentários:

Dihelson Mendonça disse...

Meu querido primo, que foto maravilhosa de criança! A expressão dela está perfeita. Muitas vezes a gente pensa que estando em determinado local poderíamos fazer fotos boas.

Por exemplo, tem gente que pensa: Ah! se eu estivesse em Paris ou nos Alpes Suiços, para poder fazer belas fotos...

Já outros pensam: Ah! se eu estivesse em São Paulo, que tem muito assunto a se fotografar.

De modo que é consenso entre os maiores fotógrafos do mundo que não existe essa coisa de melhor lugar pra se fazer boas fotos, porque não é o que se fotografa que faz uma foto ficar boa, é a maneira como o fotógrafo vê.

Por exemplo, o Sebastião Salgado e o James Nachwey só fotografam miséria, e suas fotos são algumas das melhores do mundo.

Os que não entendem nada de fotografia poderiam dizer, como eu já ouvi: "Ih, esse cara só tem foto feia, prefiro fotos de paisagens e montanhas"...

Bom...
Para esses, eu digo: É preciso estudar o que é fotografia. Fotografia bela não é fotografar o que já é belo, por exemplo, uma paisagem bela, uma moça bela, isso é o BANAL, o òbvio, que serve para enganar os leigos.

Fotografia mesmo, é outra coisa.
Parabéns, Joilson, por você a cada dia estar deixando seu olhar mais aguçado. um grande fotógrafo, sem dúvidas!

Dihelson Mendonça

Joilson Kariri Rodrigues disse...

Muito obrigado, primo
Fotografar tem se tornado um desafio cada vez maior hoje em dia, tendo em vista o desgaste dos temas e assuntos pela excessiva exploração. Quase não há mais nada a ser fotografado. Portanto tem que prevalecer a criatividade para se destacar em meio a essa multidão de fotógrafos.

Com a popularização das câmeras digitais uma enxurrada de novos fotógrafos surge a cada segundo. A grande maioria sem conhecimento nenhum dessa arte ou das técnicas da fotografia. e pior: muitos sequer se interessam em adquirir esse conhecimento. Uns se acham dotado de um "bom olhar" e acham que esse privilegio já basta, outros acham que basta apenas investir em equipamento. Tenho acompanhado esse processo na Internet: a pessoa adquiri uma câmera reflex e no dia seguinte, sem ao menos saber manuseá-la no modo auto,já coloca em seus perfis sociais que são fotógrafos.

Como você disse: fotografia é mais que isso!
É preciso estudar as técnicas de manuseio dos novos equipamentos, dos softwares de edição, como também ter pelo menos um conhecimento básico do que são artes visuais, as artes plásticas (ou bela artes) e seus conceitos como geometria, luz, sombra, cores, convergências de linhas, profundidade, ponto de fuga, perspectivas e etc. (alguém ainda se lembra das aulas de Educação Artística?)
É bom ler um pouco também sobre Arquitetura, Paisagismo, História e Geografia. Não precisa nem se aprofundar nisso, mas pelo menos ter noção.

Estude os grandes mestres da pintura!

Aliada a isso a criatividade se expande, porque o conhecimento nos faz ver coisas que a ignorância obscurecia. Aí poderemos discernir entre uma boa foto e uma obra de arte, se não podermos fazer essa obra, pelo menos saberemos admirar as feitas por outros.

Não gostar de determinado tema não quer dizer que uma foto deste não seja uma obra de arte, quer dizer apenas que não cai no seu gosto pessoal. Como também uma foto não pode ser considerada uma obra de arte só porque te agrada o tema. Temos que ter discernimento e bom senso nessa avaliação.

Alguém vai dizer que o importante é o que se sente vendo a imagem; eu concordo, mas não é só a nossa emoção que determina esse caráter, existem outros critérios também. Se alguém bate numa lata e isso me remete à lembranças da minha infância, isso não faz dessa pessoa um artista e tampouco do seu batuque uma arte. Portanto existe bons fotógrafos, outros que acham que são fotógrafos e os que são realmente artistas. Eu prefiro me encaixar na categoria de aprendiz de fotógrafo, conseguir isso pra mim, com muito esforço e estudo, já é uma boa meta.


Ah, e assim como tem gente que pensa que fotografar em São Paulo aumenta a possibilidade de assuntos, nós aqui também pensamos isso em relação ao Nordeste. Então isso é desculpa para justificar a nossa falta de criatividade. As vezes o tema que gostamos de trabalhar está muito distante de nós, então precisamos nos virar com o que temos à mão até termos a oportunidade de irmos fazer aquele tão desejado ensaio.

Hoje me sinto lisonjeado, porque sendo o Dihelson uma pessoa de muito bom gosto, o que faz dele um crítico muito severo e um cara muito seletivo no que aprecia, receber um elogio dele com esse conteúdo é estar ciente de ter sido bem avaliado.

Abraços!