terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Hermeto Pascoal - Gênio, Mestre...Amigo !

O Hermeto Pascoal, além de meu ídolo desde a infância, se tornou um dos meus maiores propagandistas, quando compôs um baião num show em que tocávamos, que dizia: "O Dihelson é um cabra danado. O Dihelson improvisa pra danar...Não é a toa que ele é do Ceará" e continuava, numa "loucura..." ahahaha. Guardo com muito carinho esse vídeo do show, e vez por outra a gente se encontra para relembrar outros encontros. São tantas histórias, que qualquer dia desses eu irei contar. Por enquanto, trago apenas umas poucas fotos de um grande ensaio que fiz sobre o Hermeto Pascoal, com mais de 150 fotos. É Gênio. A música se personificou aqui na terra e tomou a forma desse velhinho que eu e muitos podemos dizer que ele sabe tudo. Se não é deus, é quase o deus da música. Pra mim, que não conheci Beethoven, tenho a honra de conhecer e bem o Hermeto Pascoal.

IMG_0809a



IMG_0741a



IMG_0779a



IMG_0760a


Chá de Panela
(Guinga/Aldir Blanc)

Hermeto foi na cozinha
Pra pegar o instrumental:
Do facão à colherinha tudo é coisa musical.
Trouxe concha e escumadeira, ralador, colher de pau,
Barril, tirrina, e peneira—tudo é coisa musical.

Me convidou pra uma pinga,
Meu não pesou com dó,
Piscou um olho só,
Disse que eu tiro da seringa,
Que home que não bebe e nega mocotó
Acaba quenga em vez de Guinga
Se veste de filó
Afrouxa o fiofó
E o ferrão já nem respinga:
Encolhe feito um nó
E vai ficar menó...

Assoprou numa chaleira, bateu numa bacia.
Jesus, Ave-Maria, era uma sinfonia!
Secador e geladeira entraram no compasso
Dançou a farinheira, saleiro no pedaço
E tudo era coisa musical,
Funil mandando: “Ôi!” Fogão gritando: “Uau!”

Fez um chocalho de arroz
E outro de feijão
No talo do mamão
Cortou a fruta que já vi tocá mais doce,
irmão, direto ao coração.

Assoprou numa chaleira, bateu numa bacia, etc.

Nesse chá de panela que eu senti a vocação:
Vi que música é tudo que avoa e rasga o chão.
Foi Hermeto Pascoal que magistral me deu o dom
De entender que do lixo ao avião
Em tudo há tom
E que até pinico dá bom som se a criação é mais
Se o músico for bom.

Fotos: Dihelson Mendonça

É proibida a reprodução, salvamento ou utilização sem a permissão expressa do autor. Os infratores serão processados na forma da lei de propriedade intelectual e direitos autorais.

2 comentários:

Joaonicodemos disse...

Maravilhosas as fotos...
O Hermeto é a personificação da musica!
ouvi-lo é uma experiência mística e transcendental.
Todas as vezes que assisti a uma das suas apresentações fiquei em estado de extase musical...
durantes horas e horas não pude fazer outra coisa se não tentar acompanhar a música que se desenvolvia em minha mente ininterupta e fluente como uma fonte cristalina, depois o Sol nasce e eu adormeço na expansão.

Joaonicodemos disse...

Parabens, Dihelson,
por mais este trabalho maravilhoso!