terça-feira, 16 de março de 2010

Curso de Fotografia: O que é Abertura e o que são os Números "F" em Fotografia


N
este pequeno curso de fotografia, estarei passando dicas que variam de básicas a um estado médio. Pularei todo o prefácio sobre este curso e tratarei de alguns conceitos importantes em Fotografia, como o Conceito de Abertura e Números F, que mesmo alguns profissionais desconhecem. Em tempo: Em fotografia, é considerado "Profissional" aquele que vive da profissão, e não um fotógrafo bom. Como consequência, poderemos ter amadores que sabem fotografar muito bem, e profissionais que não fazem tão bem.

O Conceito de Abertura em Fotografia - Diafragma fotográfico

O diafragma fotográfico é o dispositivo que regula a abertura de um sistema óptico. É composto por um conjunto de finas lâminas justapostas que se localiza dentro da objectiva, e que permitem a Regularem da intensidade de luz/iluminada que ira sair na material foto-sensível.

O valor do diafragma se dá através de números, conhecidos como números f ou f-stop, e seguem um padrão numérico universal. Esta escala inicia-se em 1, 1.4, 2, 2.8, 4, 5.6, 8, 11, 16, 22, 32, 44, 64 etc, sendo que, quanto menor for o número f, maior a quantidade que luz que ele permite passar e, quanto maior o número f, menor a quantidade de luz que passará pelo diafragma.

Cada número maior, ou seja, mais fechado, representa a metade da luz que a abertura anterior permite passar, assim como a cada número menor, ou seja, mais aberto, permite a entrada do dobro de luz.

Exemplo:

Diferentes aberturas do diafragma. Na primeira foto, temos uma grande abertura, o que possibilita que entre muita luz. Os números F, nesse caso, são baixos, tipo F1, F 2.8. Já no segundo exemplo, temos aberturas pequenas. Entra pouca luz. No caso, temos números F altos, tipo F16, F22 etc.

Por: Dihelson Mendonça com textos da Wikipedia.

Nenhum comentário: