terça-feira, 16 de março de 2010

História da Fotografia - Daguerre e o Daguerreótipo


Louis-Jacques-Mandé Daguerre (18 de novembro de 1787, Cormeilles-en-Parisi, Val-d'Oise, França — 10 de julho de 1851, Bry-sur-Marbe, França) foi um pintor, cenógrafo, químico e inventor francês, tendo sido o primeiro a conseguir uma imagem fixa pela ação direta da luz (1835 - o daguerreótipo). No prosseguimento dos experimentos fotográficos de Joseph Nicéphore Niépce, a descoberta decisiva coube a Louis Daguerre, que em 1835 apanhou uma placa revestida de prata sensibilizada com iodeto de prata, que apesar de exposta não apresentava sequer vestígios de imagem, guardou-a displicentemente em um armário e ao abri-lo no dia seguinte, encontrou uma imagem revelada. Fez experiências, por eliminação com os outros produtos que estavam no armário, para descobrir que a imagem latente tinha sido revelada por acção do mercúrio.

Em 1837, ele já havia padronizado o processo que ainda tinha como grandes problemas, longo tempo de exposição (15 a 30 minutos), a imagem era invertida e o contraste era muito baixo. A imagem formada na chapa, depois de revelada, continuava sensível à luz do dia e rapidamente era destruída; Daguerre solucionou este último problema ao descobrir que, mergulhando as chapas reveladas numa solução aquecida de sal de cozinha, este tinha um poder fixador, obtendo assim uma imagem inalterável. Daguerre tinha problemas financeiros e não conseguiu obter o apoio de industriais por querer manter secreta a parte fundamental do seu processo. Em 1839, vendeu sua invenção, o daguerreótipo, ao governo Francês, tendo ficado a receber uma renda vitalícia de 6000 Francos anuais e Isidore Niépce, filho de Nicéphore, recebia 4000.

O Daguerreótipo

O daguerreótipo é um processo fotográfico feito sem uma imagem negativa. Foi criada pelo francês Louis Daguerre em 1837 e anunciada em 1839. Foi declarado pelo Governo Francês como domínio público. Neste mesmo ano um processo fotográfico distinto foi anunciado por William Henry Fox Talbot, na Inglaterra. Com a invenção deste novo processo de reprodução da realidade, as artes plásticas adquiriram muito mais liberdade de criação, visto que não precisavam ater-se ao real, criar cópias deste. Paralelamente ao surgimento do daguerreótipo, acontecia na Europa, e principalmente na França, o Impressionismo, que trazia técnicas inovadoras de pintura por meio da luz.

Método daguerreótipo

A mais conhecida imagem de Edgar Allan Poe foi tirada por um daguerreótipo em 1848, pouco tempo antes de sua morte. A primeira fotografia tirada de Abraham Lincoln também foi por um daguerreótipo. Foto de 1846 por Matthew B. Brady. Uma lâmina de prata é sensibilizada com vapor de iodo, formando iodeto de prata sobre a lâmina. Expondo essa lâmina por cerca de 20 a 30 minutos na câmara escura, os cristais de iodeto de prata atingidos pela luz se transformam em prata metálica, de forma a gerar uma imagem latente (onde as regiões da lâmina mais atingidas pela luz formam mais prata metálica e as regiões pouco iluminadas quase não a formam), que pode ser revelada pelo vapor de mercúrio. O mercúrio reage com o iodeto de prata afetado pela luz, formando uma liga brilhante nas áreas mais claras da imagem. De forma semelhante à reação da exposição do iodeto de prata, o mercúrio reagirá de forma mais intensa nas regiões da lâmina que tiverem sido mais atingidas pela luz, pois é onde se concentra a prata metálica. Para fixação da imagem na lâmina, utiliza-se solução de hipossulfito de sódio, que solubiliza o iodeto que não reagiu e, após sua aplicação, a lâmina é lavada em água corrente.

Acima: A foto mais coinhecida do poeta Allan Poe, feita num Daguerreótipo

O resultado é um positivo ricamente detalhado, em baixo relevo com infinitas tonalidades de cinza, e sua superfície é tão delicada que tem de ser protegida com um cristal e hermeticamente fechada, evitando o contato com o ar.

Fonte: Wikipedia

4 comentários:

José de Arimatéa dos Santos disse...

Meu caro Dihelson, informo que passo a seguir o OLHARES DO CARIRI e o coloquei nos links do meu blog. Alguém por acaso acessar meu blog, vai achar o OLHARES DO CARIRI.
Comecei acompanhar o seu curso de fotografia, pois quero criar um blog de fotografia. E muita coisa já estou aprendendo com este curso.
Parabéns pelas imagens!
José de Arimatéa dos Santos

carlapoeta.blogspot.com disse...

Parabéns pelo seu blog!!!! Tenho interesse em pesquisar a história da fotografia. Você tem alguma informações sobre os primeiros fotografos do Crato?

carlapoeta.blogspot.com disse...

Parabéns pelo seu blog!!! Tenho interesse em fazer pesquisas sobre a fotografia. Você sabe me informar algo sobre os primeiro fotografos do Crato?

carlapoeta.blogspot.com disse...

Você saberia me informar quem foram os primeiros fotografos do Crato?