quarta-feira, 17 de março de 2010

Pachelly Jamacaru

7 comentários:

Cesar Augusto disse...

Essa foto me faz lembrar do "pau de sebo" dos meus dias de menino...rsss...excelente resolução Pachelly. Fotografia de um mestre.

Abraço,

Cesar Augusto

Dihelson Mendonça disse...

Até que enfim, Mestre, você nos dá o ar da graça no nosso recanto também. Obrigado pela presença. Eu ja tinha te convidado umas 5 vezes, rapaz!

Pachelly, essa foto é recente? Não me lembro dela na sua coleção principal. Deve ser um trabalho recente. Olha, ainda tá interessado numa D90 ou prefere esperar a D300s ? Wilson ta atrás de uma D90 aí... tá na faixa de R$ 3.000 reais, ou R2.800,00

Abraços,
E Parabéns pela foto, mas com vc, nem precisamos dar parabéns. Vc só bate uma foto quando sabe que ela vai ser boa.

Dihelson Mendonça

Pachelly Jamacaru disse...

Isso Cesar, "pau de sebo" infância presente nos festejos de Sto Antonio, Barbalha-ce. Obrigado pelo comentário.

Dihelson é uma foto que faz um tempinho, mas que divulgada apela primeira vez! Ultimanente quase não tenho fotografado, estou revisitando meus arquivos.
Há um certa desmotivação, exatamente pela falta de um equipamento em que possamos empregar o que temos em mente! Com a minha compacta sou digamos 70% limitado, não consigo sequer fazer opções de focagem de primeiro ou segundo plano com agilidade, precisão e, a contento!
Obrigado pelo comentário.

O meu interesse será sempre pela D300(s), Mas como de há muito, esbarro no orçamento!

Fazer o que né!

Abraços

Dihelson Mendonça disse...

Olha,

Se uma pessoa experiente como o Pachelly jamacaru, que é nosso grande mestre diz que está meio desmotivado por causa do equipamento, e que ele é só 70 por cento por o atual, isso só vem para uma vez mais comprovar o que eu também afirmo: Que Fotografia é como Jockey, é cavaleiro e cavalo. Tem que ser um misto de talento, mas possuir um bom equipamento.

No momento em que o fotógrafo para realizar uma idéia precisa ESPERAR pelo equipamento, tem alguma coisa errada. O fotógrafo, seja ele qual for, e principalmente os mais conhecedores, precisam ter o melhor equipamento que seu dinheiro possa comprar, porque é horrível ficarmos limitados a questões de velocidade da máquina, ter de apertar um botão e a foto ser disparada somente 2 segundos depois, ou um flash lerdo que dispara 10 fotos e tem que reecarregar. Ou ainda máquinas sem lentes específicas.

Eu por exemplo, estou preso a ter que fazer retratos na maioria naõ porque somente curta retratos, mas com lente de 80mm, nao se pode fazer outra coisa. Eu também preciso de um equipamento que atenda às minhas idéias. Quero fazer grande angular e não tenho, ou se tenho, nao é de qualidade. Quero qualidade. E qualidade custa caro, e eu nao tenho a grana pra comprar o equipamento de qualidade que eu gostaria.

Tá ruim!
Quando eu comecei em Fotografia, me lembro muito de uma lição de Pachelly: "Fotografia é um Hobby Caro. Às vezes o preço de um equipamento dá pra comprar um carro bom".

Bom, estou tentando comprar um equipamento melhor também. Estamos no mesmo barco.

Agora porque eu postei isso?

Para desmistificar aqueles conceitos de pessoas que dizem como eu ouvi semana passada: "Que o fotógrafo bom nem precisa de maquina boa". Que mentira! Quanto melhor for o fotógrafo, melhor tem de ser o equipamento. Agora, equipamento se compra, mas o olhar ou se adquire ou não se adquire.

E ainda tem uma coisa Importante:

Tem Gente que tem equipamento bom e Olhar bom ( idéias ), mas nao tem conhecimento. Aí também tá lascado, porque de nada adianta um equipamento bom nem idéias, se a pessoa não sabe ler o manual de instruções de como CONHECER o seu equipamento, e de usar os recursos. E as aulas de fotografia também.

Abraços, Pachelly.
Torço por você e seu equipamento. Sei que vai dar certo.

Dihelson Mendonça

Pachelly Jamacaru disse...

Dihelson, olha que tem muita gente colocando coisa no automático e dando-se por satisfeito com o que “A máquina” escolhe por ele!

Não,não, se o sujeito não se atualizar, adquirir conhecimentos e investir a altura de si enquanto profissional, “A maquina estará sempre fotografando e retratando este suposto fotógrafo com o que ele se auto-intitula e pensa que é”!
E, nem ele próprio terá capacidade de analisar o seu próprio trabalho e fazer uma autocrítica por lhe dever conhecimento!

Mas não vou dizer que fotos não sejam feitas, ainda que com um celula ou equipamento disponível,mas vale lembrar: avanços tecnológicos evoluem para atender a evolução humana, isto em qualquer área!

Fecho com “cavalo e cavaleiro”

Abraços

Dihelson Mendonça disse...

É, Pachelly,

E para não desestimular nossos amigos, eu digo: façam fotos, mesmo que num celular, mesmo que numa câmera fraca, e da mesma forma, mesmo numa câmera boa E no Automático SE não souber usar os recursos.

Agora...procurem estudar fotografia. Procurem fazer um curso de fotografia para entenderem o que venha a ser: Abertura, Tempo de Exposição, Profundidade de Campo, a relação entre as coisas, Foco, ISO, saber quando e como usar todos os recursos da Arte fotográfica, conhecer o equipamento que utiliza e conhecer pelo menos o básico de pós produção. Essa é a parte técnica que muita gente foge.

Não Fuja da Escola.
Embora fotografia seja parte, um Dom, aqueles que não tem conhecimentos técnicos serão iguais a um belo Honda Civic com apenas 1 litro de Gasolina no tanque.

É preciso adquirir Conhecimentos Técnicos e se possível, operar TUDO, TUDO em Manual. É assim que se faz! Fotógrafos de "piloto automático" precisam se reciclar.

Abraços,

Dihelson Mendonça

Pachelly Jamacaru disse...

Você está com excelentes frases de efeitos " Honda Civic com 1 Litro"

Claro, ninguém deverá deixar de fazer as fotos por questões de equipamento ou de horário impróprios, ou condições adversas, liberar as emoções também é muita coisa!

Abraços