sábado, 28 de agosto de 2010

Uma tarde com Josué - Claude Bloc



Josué tem seis anos.
Tinha medo do mar.
Seu olhar desejava o banho, o sal ao sol.
Medos vencidos, Josué virou atleta e sonhou com as ondas.

Claude Bloc

3 comentários:

Dihelson Mendonça disse...

Lindas, Claude!

E essas fotos assim em tamanho maior, fica melhor da gente ver os detalhes. Só achei que poderia ser um pouco menores. Mas estão lindas.

Abração,

Dihelson Mendonça

Claude Bloc disse...

Dihelson,

Que tamanho devemos usar como padrão?

Faz tempo que eu queria apresentar as minhas fotos assim maiorezinhas, mas para isso temos que ter uma base da dimensão ideal para expô-las...

Quando iremos conversar?

Abraço,

Claude

Dihelson Mendonça disse...

Claude, nesse ponto, não há regras, é só uma questão de que nós gostaríamos que todo mundo pudesse se apresentar bem. Não é questão de espaço nem nada, é só de poder mostrar a sua foto com o melhor tamanho que possa ver os detalhes e ao mesmo tempo que o leitor não se perca dentro dela.

Eu posso te dar os conselhos que eu tomo para mim mesmo e que eu fui aprendendo sobre os tamanhos.

Olha, muita gente acessa a internet com monitores de 17 polegadas widescreen hoje em dia.

Antigamente eu tinha mania de achar que as fotos cada vez maiores eram sempre melhores de se ver, porque eu uso outro tipo de monitor, que é padrão 4:3, estilo de TV, não é widescreen. Daí que eu imaginava que todo mundo estava vendo o que eu estava vendo, até o dia em que fui acessar da casa de um amigo e fiquei profundamente decepcionado com as fotos VERTICAIS.

Eu dimensionava em 600 ou 700 na vertical, e você sabe que para uma foto ter maior impacto, ela precisa ser apreciada de uma só vez, sem precisar fastar com o mouse. Pois bem, eu imaginava que todo mundo estava vendo a foto inteira, quando na verdade, viam somente parte da cabeça da pessoa e tinha que fastar com mouse para ver o resto. Fiquei triste e jurei que não mais iria postar fotos nesses tamanhos.

Depois que vi em vários monitores, eu creio que os melhores tamanhos sejam tipo os seguintes:

Se a foto for horizontal ( landscape ), eu faço em 600 x alguma coisa, ou mesmo 650 x algo. Em alguns casos, se for menor, melhor, pode ser 500 x alguma coisa.

Se a foto for vertical, nunca deixe ela passar de 500 ou 600 na vertical, porque força a pessoa a puxar pra cima e pra baixo.

Então, tirar uma foto é muito importante. Emoldurar é importante, e a própria maneira de apresentar ao público, se em forma de galerias, os tamanhos, etc, tudo contribui para o sucesso da mesma.

Éum longo processo desde preparar a câmera, estudar a posição do sol, da luz, até chegarmos a apresentação final seja em papel seja na tela.

Mas isso eu te digo apenas o que eu faço, não quer dizer que você vá seguir, e cada um é livre e inteligente para descobrir outros métodos. Eu apenas compartilhei o meu.

Abração,
Depois eu te ligo.

Dihelson Mendonça