Você é de casa, eu posso falar contigo. Olha, TALVEZ se você pudesse livrar esse matagal do primeiro plano aí, a idéia do reflexo seria melhor. Não sei se o local permite ir até a borda ( cuidado para não cair ), mas se der, talvez compense experimentar refazer a idéia sem esse "matinho" incômodo aí. Digo incômodo para mim. Para outros, pode estar maravilhoso assim.
Você matou a charada: é dificil chegar mais perto. Aliás tirei a foto de dentro do carro. Mas se amanhã a água estiver assim refletindo o céu... tentarei.
É, Claude. É o tipo da foto difícil, porque como você disse, depende das condições meteorológicas. Se houver o reflexo.
Eu tentaria o seguinte: Ir em um horário diferente, tipo ou no começo da manhã, ou no fim de tarde, para tentar dar aquele tom dourado, mas aí teríamos que ver se dá reflexo.
De qualquer modo, NÃO SE ARRISQUE fisicamente. Embora nós sejamos fotógrafos intrépidos, ( ihih ), não queremos pisar na cabeça de nenhuma rã do açude, rs rs
Como você mesmo disse, e realmente pensei na hora que colhi as fotos: " Tenho que pegar esse reflexo agora". No dia seguinte fui lá e como havia brisa (pois é. em Sobral tem brisa! rss) a água estava encrespada e sem reflexo e a luz meio turvada por nuvens,
Quanto às rãs, duvido até que tenha, pois tem épocas que aquela água fede mais do que esgoto a céu aberto e fica lá juntinho da UVA.
Mas já tirei fotos lindas de por-do-sol ali. Vou ver se acho... Além disso a máquina era inferior em qualidade. (pixels)
Ahhh, achei onde se regula o ISO na minha câmera...
Em breve quero estar postando artigos técnicos para quem se interessar em ler ( claro ).
Pra quem não sabe ainda:
ISO - É uma marcação da sensibilidade do sensor de uma câmera. Nos tempos da câmera de filme, se referia à sensibilidade do filme. Agora, é do sensor.
Quanto mais alto o ajuste do ISO, maior é a sensibilidade. Geralmente a escala de ISO tem alguns padrões, por exemplo, ISO 100, 200, 400, 800, 1600, 3200, 6400, 12800, 25.600
As câmeras compactas se diferenciam das profissionais pelo tamanho do Sensor, principalmente. Sensores maiores são melhores, tem muito menos ruído. As compactas, quando começamos a aumentar o ISO para 800 por exemplo, já começa a ter muito ruído.
Câmeras compactas em geral, só prestam até ISO 400.
Só que é preciso entender a relação entre Abertura, Tempo de Exposição e ISO.
Se há muita luz, fotos externas, devemos usar ISOs baixos, por exemplo, ISO 100 ou 200. Se à noite, devemos aumentar a sensibilidade, puxando para ISO 400 ou 800.
Se fotografar durante o dia com ISO 800, a foto fica cheia de ruídos.
ISOs baixos, exigem muita luz, que por sua vez pode exigir aberturas maiores, ou tempos longos de exposição.
Por exemplo, uma foto feita em ISO 100 com 1/100 de segundo, poderá ser feita a ISO 200 com 1/50s metade do tempo. ISOs altos exigem menos tempo de exposição.
Menos tempo de exposição nos permite fotografar coisas em movimento congelando-as.
Então, nunca use ISO 100 ou 200 à noite. Suas fotos sairão muito borradas, porque exigirá um tempo de exposição longo, e qualquer tremedeira será fatal.
Numa câmera profissional, nós dispomos de ISOs altos sem ruído. Podemos tranquilamente fotografar a ISO 12.800 com baixo ruído, ou equivalente a uma compacta em ISO 400. Isso é muito bom, porque podemos por exemplo, com uma câmera profissional, fotografar à noite shows sem Flash, congelar o movimento e as fotos saem nítidas, sem ruído, e sem tremer. Numa compacta isso seria impossível, pois ela não pode congelar o movimento, já que seus ISOs acima de 400 tem muito ruído.
Aqui é onde uma câmera faz toda a diferença e fotógrafo nenhum do mundo poderá competir à noite entre uma compacta e uma profissional.
O meu conselho: Compactas são boas para começar, mas tão logo que se possa, mude para uma câmera Profissional.
Câmeras profissionais se caracterizam pelo Sensor grande ( não confundir com câmera grande ).
Câmeras como a SONY H50 não são profissionais. São boas compactas. As profissionais permitem desmontar o sistema de lentes, intercambiar lentes, limpar o sensor, etc...
Um bom começo:
Procure CANON e NIKON Se Canon: EOS 50D ou 7D ( semi ) ou profissionais ( EOS 5D Mark II acima ).
A vantagem de uma câmera profissional é óbvia: Fotos limpas, de alta qualidade, lentes de qualidade máxima, intercambiáveis, Fotos nítidas, rapidez ( até 8 fotos por segundo, coisa importante em certos eventos ), flexibilidade, durabilidade do obturador, proteção contra poeira e chuva, Flashes poderosos, acessórios, inúmeras funções para o fotógrafo avançado, total controle sobre a foto, processamento, etc etc etc
Eu acredito muito que Fotografia é como Hipismo: Cavalo e Cavaleiro. Tem que ter talento, mas tem que ter conhecimento técnico também. Então, val a pena perder algumas horas estudando a técnica.
Acompanhee de perto a caminhada de Edilson Rocha (pai de Edilma), e como sempre fui apaixonada por foto, estava antenada nas instruções do mestre.
Nessa época só havia máquina convencional com filme etc e tal.
Mas havia filmes de maior e menos sensibilidade os se usava para interiores ou não.
Por esta razão. entedi perfeitamente suas explicações e agradeço pelas demais instruções.
Como a realidade atual é outra, (era digital) preciso mesmo dessas explicações e até seria bom mesmo você colocar isso como auxíçio àqueles que não têm ainda a técnica para obter uma melhor qualidade no resultado de sua captura de imagem.
-
*O PLANO, HORROROSAMENTE MACABRO, DE BOLSONARO E SEUS GENERAIS/ZINHOS DE
ESTIMAÇÃO – José Nílton Mariano Saraiva*
*Em 2021, durante um ato golpista na A...
Dihelson Mendonça - Biografia
-
*D*ihelson José Mendonça Sousa ( Crato - CE, 15 de agosto de 1966 ) é
pianista, arranjador, compositor, fotógrafo, cronista e jornalista
Brasileiro. Est...
A floresta das palavras - Por: Emerson Monteiro
-
Lá de onde vêm o silêncio e os sonhos, dali também vêm as palavras. Elas
que sempre vivem soltas nos mundos invisíveis além da imaginação. Num mar
imenso...
Kaique Paz, um jovem talento que brilha
-
*Por Jackson Bantim (Bola) e Carlos Rafael*
Kaique Paz é músico, cantor e compositor. Tem 27 anos e é filho de pai
cearense e mãe capixaba, mas nasce...
Negócios
-
Adoro o entardecer
principalmente
assim,
meio assombrado
de candura.
Em todos os momentos,
quem segura sua mão
nunca solta.
Relembre a miséria
...
Concurso adiado por tempo indeterminado
-
Atenção: Devido a problemas de saúde com o organizador e fotógrafo que
impedem temporariamente a realização de ensaios, o primeiro Concurso Garota
Blog do...
DENTRO DO SERTÃO AS PALAVRAS TEM FOME...
-
O PRAZER E O SAL NA CARNE SECA!
O sertão se desmancha
Em rios secos
De artérias
Rachando o chão
E a terra em valas
Comuns
Para os féretros de Eros.
A fom...
-
Então tá é decidido: saio hoje, encontro com Manoel, combino: nada de
bandeira! Decidido isso a gente sai de manhazinha com destino a Pasárgada.
Chegando l...
-
*A Rede Social* sagrou-se como o grande vencedor do Globo de Ouro 2011.
O longa-metragem de David Fincher ganhou os prêmios de Melhor Filme,
Diretor, Rotei...
"Doravante, aviões separados", disse Socorro
-
*P*ela manhã Socorro bateu na minha porta. Conforme tinha antecipado por
telefone, viera buscar os quadros de Normando que estavam comigo e que eu
tinha pr...
Polícia e Ladrão
-
Autor Sidey Tobias de Souza
Olhei pela janela e me recordei do tempo em que garoto eu era. Do tempo em
que brincávamos na rua para gastarmos as nossas ener...
7 comentários:
Claude,
Como eu disse lá no Zoom,
Você é de casa, eu posso falar contigo. Olha, TALVEZ se você pudesse livrar esse matagal do primeiro plano aí, a idéia do reflexo seria melhor. Não sei se o local permite ir até a borda ( cuidado para não cair ), mas se der, talvez compense experimentar refazer a idéia sem esse "matinho" incômodo aí. Digo incômodo para mim. Para outros, pode estar maravilhoso assim.
A idéia do reflexo, é sobretudo, ÓTIMA!
Abraços,
Dihelson Mendonça
Obrigada, Dihelson,
Você matou a charada: é dificil chegar mais perto.
Aliás tirei a foto de dentro do carro. Mas se amanhã a água estiver assim refletindo o céu... tentarei.
Abração...
Preciso falar contigo...
Claude
É, Claude. É o tipo da foto difícil, porque como você disse, depende das condições meteorológicas. Se houver o reflexo.
Eu tentaria o seguinte: Ir em um horário diferente, tipo ou no começo da manhã, ou no fim de tarde, para tentar dar aquele tom dourado, mas aí teríamos que ver se dá reflexo.
De qualquer modo, NÃO SE ARRISQUE fisicamente. Embora nós sejamos fotógrafos intrépidos, ( ihih ), não queremos pisar na cabeça de nenhuma rã do açude, rs rs
Abraços,
DM
Dihelson,
Como você mesmo disse, e realmente pensei na hora que colhi as fotos: " Tenho que pegar esse reflexo agora". No dia seguinte fui lá e como havia brisa (pois é. em Sobral tem brisa! rss) a água estava encrespada e sem reflexo e a luz meio turvada por nuvens,
Quanto às rãs, duvido até que tenha, pois tem épocas que aquela água fede mais do que esgoto a céu aberto e fica lá juntinho da UVA.
Mas já tirei fotos lindas de por-do-sol ali. Vou ver se acho... Além disso a máquina era inferior em qualidade. (pixels)
Ahhh, achei onde se regula o ISO na minha câmera...
Abração,
Claude
Que bom, Claude!
Em breve quero estar postando artigos técnicos para quem se interessar em ler ( claro ).
Pra quem não sabe ainda:
ISO - É uma marcação da sensibilidade do sensor de uma câmera. Nos tempos da câmera de filme, se referia à sensibilidade do filme. Agora, é do sensor.
Quanto mais alto o ajuste do ISO, maior é a sensibilidade. Geralmente a escala de ISO tem alguns padrões, por exemplo, ISO 100, 200, 400, 800, 1600, 3200, 6400, 12800, 25.600
As câmeras compactas se diferenciam das profissionais pelo tamanho do Sensor, principalmente. Sensores maiores são melhores, tem muito menos ruído. As compactas, quando começamos a aumentar o ISO para 800 por exemplo, já começa a ter muito ruído.
Câmeras compactas em geral, só prestam até ISO 400.
Só que é preciso entender a relação entre Abertura, Tempo de Exposição e ISO.
Se há muita luz, fotos externas, devemos usar ISOs baixos, por exemplo, ISO 100 ou 200. Se à noite, devemos aumentar a sensibilidade, puxando para ISO 400 ou 800.
Se fotografar durante o dia com ISO 800, a foto fica cheia de ruídos.
ISOs baixos, exigem muita luz, que por sua vez pode exigir aberturas maiores, ou tempos longos de exposição.
Por exemplo, uma foto feita em ISO 100 com 1/100 de segundo, poderá ser feita a ISO 200 com 1/50s metade do tempo. ISOs altos exigem menos tempo de exposição.
Menos tempo de exposição nos permite fotografar coisas em movimento congelando-as.
Então, nunca use ISO 100 ou 200 à noite. Suas fotos sairão muito borradas, porque exigirá um tempo de exposição longo, e qualquer tremedeira será fatal.
Numa câmera profissional, nós dispomos de ISOs altos sem ruído. Podemos tranquilamente fotografar a ISO 12.800 com baixo ruído, ou equivalente a uma compacta em ISO 400. Isso é muito bom, porque podemos por exemplo, com uma câmera profissional, fotografar à noite shows sem Flash, congelar o movimento e as fotos saem nítidas, sem ruído, e sem tremer. Numa compacta isso seria impossível, pois ela não pode congelar o movimento, já que seus ISOs acima de 400 tem muito ruído.
Aqui é onde uma câmera faz toda a diferença e fotógrafo nenhum do mundo poderá competir à noite entre uma compacta e uma profissional.
O meu conselho: Compactas são boas para começar, mas tão logo que se possa, mude para uma câmera Profissional.
Câmeras profissionais se caracterizam pelo Sensor grande ( não confundir com câmera grande ).
Câmeras como a SONY H50 não são profissionais. São boas compactas. As profissionais permitem desmontar o sistema de lentes, intercambiar lentes, limpar o sensor, etc...
Um bom começo:
Procure CANON e NIKON
Se Canon: EOS 50D ou 7D ( semi ) ou profissionais ( EOS 5D Mark II acima ).
A vantagem de uma câmera profissional é óbvia: Fotos limpas, de alta qualidade, lentes de qualidade máxima, intercambiáveis, Fotos nítidas, rapidez ( até 8 fotos por segundo, coisa importante em certos eventos ), flexibilidade, durabilidade do obturador, proteção contra poeira e chuva, Flashes poderosos, acessórios, inúmeras funções para o fotógrafo avançado, total controle sobre a foto, processamento, etc etc etc
Eu acredito muito que Fotografia é como Hipismo: Cavalo e Cavaleiro. Tem que ter talento, mas tem que ter conhecimento técnico também. Então, val a pena perder algumas horas estudando a técnica.
Abraços,
Dihelson Mendonça
Dihelson,
Acompanhee de perto a caminhada de Edilson Rocha (pai de Edilma), e como sempre fui apaixonada por foto, estava antenada nas instruções do mestre.
Nessa época só havia máquina convencional com filme etc e tal.
Mas havia filmes de maior e menos sensibilidade os se usava para interiores ou não.
Por esta razão. entedi perfeitamente suas explicações e agradeço pelas demais instruções.
Como a realidade atual é outra, (era digital) preciso mesmo dessas explicações e até seria bom mesmo você colocar isso como auxíçio àqueles que não têm ainda a técnica para obter uma melhor qualidade no resultado de sua captura de imagem.
Abraço
Claude
Eita,
"A pressa é inimiga da perfeição". Estava de saída e não reli meu comentário antes de enviar...
Sorry e dispense os errinhos...
Abraço,
Claude
Postar um comentário