domingo, 6 de junho de 2010

A Fotografia Comum e a Fotografia ARTE - Por: Dihelson Mendonça

Tiago_Santana

A fotografia é um campo muito vasto. Existem até cursos de fotografia em universidade. Mas existe muita diferença entre fazer uma foto de algo que já belo por natureza, retratando uma cena, perpetuando um momento, eternizando uma flor, um pôr-de-sol e a verdadeira Arte da Fotografia.

A fotografia ARTE transcende, com um sentido simbólico por trás da imagem. Esta não está relacionada à nitidez, nem às normas técnicas, e nem sequer ao olho do fotógrafo para captar momentos. Está ligada à mente do fotógrafo, ao mundo das idéias. Através da composição fotográfica, ele cria espaços onde não existem, cria cenas que nunca aconteceram, através de olhares estranhos mostra um mundo quase psicodélico e revela histórias inteiras para as pessoas, que só existem na sua imaginação. Enquanto o fotógrafo estiver apenas preocupado em fazer o normal, o trivial, de registrar um momento e uma paisagem bonita, um evento, ele nunca vai transcender para esses outros aspectos da fotografia. Porque esse lado, só pode brotar de uma profunda introspecção e de um sentimento que se materializa sob o poder da imagem, tornando-a mensageira de um pensamento e de uma idéia. E são as idéias que eternizam o homem, e o tornam distinto no emaranhado de mundos de que o universo é composto.

É preciso ao fotógrafo transcender-se dentro de si próprio a cada click, buscando a sua realidade interior e não algo exterior a si próprio.

Dihelson Mendonça
Foto: Tiago Santana

4 comentários:

José de Arimatéa dos Santos disse...

Belo texto, meu amigo Dihelson. Eu tenho uma câmera comum e procuro focar imagens da natureza. Algumas vezes fica meio ruim, mas procuro não só apertar o botãozinho. Hoje a observar o Olhares do Cariri e outros sítios, procuro sempre nas minhas postagens em meu blog incrementar com alguma imagem captada por minha simples câmera. Procuro dar meus sentimentos mais nobres que todo profissional ou expert da fotografia tem. Não sou profissional e nem expert, apenas um aprendiz dessa nobre arte.
Abraço!

Pachelly Jamacaru disse...

Arimatéa, convido a uma visita ao Zoomcariri, bem como a participar com seus comentários, suas fotos, artigos. O Zoom e o Olhares acolhe a fotografia Cariri!

Abraços
Pachelly J.

Dihelson Mendonça disse...

Arimatéa, meu querido, quero lhe fazer o convite para participar do OLHARES DO CARIRI. Só preciso saber do seu e-mail para fazer o cadastro aqui. Aliás, já era pra eu ter te enviado um convite pois vejo as suas fotos nos Blogs.

Um grande abraço,

Dihelson Mendonça

José de Arimatéa dos Santos disse...

Meu amigo Dihelson, já mandei para você meus e-mails. E estou bastante lisonjeado pelo convite para participar do Olhares do Cariri. Muito obrigado pelo convite e já estou preparando algumas imagens.
Abraço!